segunda-feira, 24 de março de 2014

O Desfralde ou o não desfralde?

Aiii oh assunto difícil é esse tal de desfralde hein mamães? Achei que o desmame daria um trabalhão, mas foi super tranquilo, com 1 ano e 8 meses conseguimos. Agora tirar a fralda ta sendo bem mais difícil do que eu imaginava.
Comecei a tentar há mais ou menos 1 mês, o Cauã está com 2 anos e 2 meses, li muito sobre o assunto, reli, li de novo, as vezes acho que está na hora certa, as vezes não, acho que to fazendo tudo errado, depois já acho que to acertando... ohh confusão na minha cabeça.
O primeiro passo foi comprar um peniquinho e muitas, muitas cuecas, conversei com ele, expliquei que quando ele tivesse vontade de fazer xixi ou cocô deveria falar para a mamãe, mas durante uns 5 dias era xixi pela casa toda, ele me avisava depois que tinha feito, e eu tentando ter a maior paciência do mundo limpava, explicava de novo e de novo, perguntava a cada 10 minutos...quer fazer xixi filho? e ele bem grandão respondia que NÃO!
E daí num belo dia depois de muito insistir o marido fez xixi no penico pra ele ver como era, e durante o dia todo quando ele sentia vontade não pedia, mas ia correndo pro penico e eu correndo atras pra tirar a cueca... fiquei muito feliz, pulei, gritei, batemos palma, jogamos no vaso, demos "xau".
Mas ai no mesmo dia fui pra minha mãe e ai lá ele não queria nem chegar perto do peniquinho, percebi que ele começou a segurar  o xixi até não aguentar mais e fazer na cueca. Quando eu perguntava ele dizia que não queria fazer e se eu tentasse tirar a cueca ele chorava, gritava.
Conversei bastante com o meu pai e achei que não era o momento certo, disse que pararia. No dia seguinte voltamos pra casa, ai o marido ensinou novamente e o dia foi um sucesso, fez todas as vezes no penico, só o cocô que ainda tá complicado porque ele não senta de jeito nenhum no penico, faz tudo em pé...ai eu fico correndo com o penico atras dele.
E assim tem sido os nossos dias, um dia ele faz tudo direitinho, parece que aprendeu, e no dia seguinte não quer saber de penico de jeito nenhum, é como se regredisse tudo de novo, ai me bate uma insegurança, tenho medo de estar forçando ele, de causar algum trauma... o que fazer ???

3 comentários:

  1. Acho bem normal... fica calma que de repente, de um dia pro outro as coisas se ajeitam e ele vai te surpreender. Já ouvi falar de muitas mães de casalsinho que o desfralde com os meninos é sempre mais demorado, então tudo isso que você está passando é perfeitamente normal.
    Eu tenho uma menina e comecei o desfralde com 2 anos e 2 meses, a pedido dela. NUNCA forcei a nada, pelo contrário, tinha preguiça de desfraldar. Até fiz um post a respeito. Mas deu tudo certo e hoje ela só usa pra dormir, simplesmente porque não tô a fim de ficar lavando lençol... mas acho que em poucos meses já posso tirar a fralda noturna também.
    Tudo tem o seu tempo e acho que vc não está forçando nada. O seu marido tem um papel super importante nessa etapa, visto que quando ele mostra como tem que fazer seu filho entende direitinho. Peça pro seu marido fazer um intensivão, todos os dias, sem forçar, sem brigar... só mostrando e explicando. Com certeza ele vai assimilar rapidinho. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Do Bruno foi tão fácil.. acho que eu que fiquei pondo fraldo a noite de medo... Vamos ver da amanda...

    ResponderExcluir
  3. que lindo seu cantinho, parabéns
    nessa fase tem que ter paciência
    se ainda não é o momento deixa pra depois
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir