sábado, 12 de abril de 2014

Sobre ser mãe de dois e como as pessoas me vêem

Terça-feira completo 31 semanas de gestação, tenho um filho de 2 anos e quase 3 meses que é ligado no 320 o dia todo, pula, sobe nas coisas, faz birra, faz manha, corre, etc. Esses dias conversava com minha mãe sobre como acho que as pessoas me vêem, e sinceramente o que percebo não me agrada muito, sinto que me olham com cara de pena, coitada! com esse barrigão tendo que correr o tempo todo atrás do outro, ou então quando estou com ele no colo aí que os olhares se voltam pra mim... alguns até dizem: nossa! mas você ainda pega ele no colo???...outros soltam : coitadinho do Nicolas está sendo esmagado...outros dizem: Mas o Cauã nem saiu das fraldas ainda e você já arrumou outro? 
Nunca fui grossa com ninguém e procuro levar na brincadeira, mas pensando sobre isso percebi que é uma coisa que está me chateando e bastante. Perguntei pro marido como ele acha que as pessoas me vêem e falei pra ele que fico pra baixo com os comentários, mas ele me aconselhou a não dar ouvidos a essas pessoas. 
Quando o Cauã nasceu foi um período muito difícil da minha vida, marinheira de primeira viagem vi a minha vida dar um giro de 360º, minha família toda mora longe, minha mãe foi fundamental, se não fosse ela acho que teria entrado numa depressão, porque durante 1 mês eu só fazia chorar, e o bebê também. Tinha dias em que eu não conseguia lavar um copo, tirar o pijama ou pentear o cabelo. Não tinhamos uma rotina, ele ficava praticamente o dia todo no peito, chorando e se estivesse dormindo era no colo, porque se tentasse colocar no carrinho ou berço e ele acordasse era choro na certa. As noites também eram quase sempre assim... só conseguimos estabelecer uma rotina depois que ele completou 1 aninho. Hoje eu digo que se tivesse só ele daria conta de ter minha casa e as roupas organizadas, cuidar dele e trabalhar com meus personalizados em casa, que é o que tenho feito até agora.
E aí surge o medo, como vai ser quando o Nicolas nascer, será que vou dar conta de dois? Será que vou conseguir manter a casa organizada? voltar a trabalhar, mesmo que em casa? Essa também é uma pergunta inconveniente que tenho ouvido durante todos esses meses... como é que vai fazer com dois? você vai dar conta dos dois? você não vai colocar o Cauã na creche?
Sem contar que a única coisa que as pessoas sabem dizer é que devo tomar cuidado com o bebê pra que o Cauã não judie dele, ou que o Cauã vai piorar quando o bebê chegar, que ele vai ter ciumes e tal. Ninguém me fala que ele vai amar o irmãozinho, ser carinhoso, ou algo assim. O fato é que estou tão cansada de só ouvir coisas negativas que tenho vontade de ficar em casa e só sair quando o Nicolas tiver completado 1 aninho...(#olhaodrama). 
Não quero que a chegada do Nicolas seja como a do Cauã, dessa vez já sei bem o que é ter um recém-nascido e sei que não é um conto de fadas como eu imaginava da primeira vez, só não sei como é ter um recém nascido e um filho de 2 anos e meio. Tento manter o pensamento positivo de que tudo vai se ajeitar, eles vão crescer juntos, brigar e brincar também. E até que ele chegue vou tentando manter tudo organizado aqui, porque pra estar bem comigo mesma preciso que minhas coisas e casa estejam organizadas.... e assim vou levando.

3 comentários:

  1. Fran vai dar td certo...agora vc tem a experiência de ser mãe!
    quanto aos outros não importem o que digam e acho mt melhor tem um filho atrás do outro...se eu não tivesse começando num emprego tb teria outro...vai dar td certo...vc vai se sair mt bem bju

    ResponderExcluir
  2. Ai Fran... nem me fale... Fico imaginando a mesma coisa. Quando meu bebê nascer minha filha terá 3 aninhos. Uma diferença um pouquinho maior que a sua, mas não deixa de ser uma preocupação. Eu trabalho meio período e nesse período deixo a minha filha na creche. Adoro ficar com ela em casa, mas acho que ela mudou tanto depois que começou a ir pra creche!!! Então farei a mesma coisa com o baby. Meio período em casa comigo os 2 e de tarde vou trabalhar e eles na creche. A gente precisa de um tempinho longe das crias, pra dar aquela saudadesinha, pra esfriar os ânimos também.
    Quanto aos comentários simplesmente ignore e acredite que tudo vai se ajeitar. As pessoas parece que se sentem bem em colocar as grávidas pra baixo... já ouvi tantas coisas também... mas gosto de acreditar que meus bebês vão se amar, se divertir juntos e que tudo vai se ajeitar no seu devido tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já deu tudo certo , muito linda a sua história ; Jesus abençoe você e sua família :D

    ResponderExcluir