segunda-feira, 16 de julho de 2012

Andador: usar ou não usar? ... eis a questão

O Cauã já está super durinho e adora ficar em pé, de uns dias pra cá umas 3 pessoas me perguntaram se eu já estava colocando ele no andador. Eu não comprei um e nem tinha pensado nisso ainda, mas uma amiga ganhou um azul e como a bebê dela é menina me deu. Eu fiquei toda animada. Coloquei o Cauã e ele já andou pra todo lado, mas depois decidi ler um pouco sobre isso e me decepcionei.
Segundo alguns sites ele apresenta vários perigos, além de dar uma falsa sensação de segurança não contribui para que a criança aprenda a andar e pode até atrasar o processo, algumas crianças nem chegam a engatinhar.
De acordo com a revista crescer "o uso do aparelho pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança, fazendo com que ela leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar. Outro prejuízo diz respeito a atividade física: embora ganhe mais mobilidade, a criança gasta menos energia para alcançar o que lhe interessa. “Todos os seres humanos aprendem a caminhar sem andador”. 
Conversei sobre isso com a minha mãe e ela disse que usou o andador comigo e com os meus irmãos e não vê problema nenhum, pois meu irmão engatinhou e andou com 9 meses. Estou numa dúvida cruel. Quem usa??? com quantos meses posso começar a colocá-lo? será que uso? ou não???

9 comentários:

  1. Oi Fran!
    Eu to colocando o Pedro Lucas no andador sim.. eu também li essa matéria da Crescer, e li muita coisa na internet... mas eu pensei que tanta gente que eu conheço usa, e eu nunca soube de alguém que teve problemas pra andar por conta disso, então decidi que ele iria usar sim... eu tbm ganhei de uma amiga... rsrs
    Eu queria colocar com 5 meses, por ele já ser firminho e gostar de ficar em pé, mas minha mãe e minha sogra ficaram falando que iria fazer mal pra coluna dele... então esperei ele completar 6 meses... agora ele está com 7 e meio... e ama o andador.. já até tombou no degrauzinho da porta... mas isso faz parte.. hahaha..
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, não ía comprar andador, mas ganhei um, também li sobre os perigos, no entanto penso que uma vez ou outra não fará mal algum ao bebê, desde que o adulto supervisione diretamente, acredito que os acidentes ocorram pq mtas mães deixam o bbs durantes horas no brinquedo com a falsa sensação de segurança e daí vem o perigo, creio que é saudável o bb viver o meior número de experiências diferentes possíveis, a diversidade contribui para o desenvolvimento deles então é por isso que algumas vezes pretendo usá-lo.
    bjuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Fran eu comprei e vo usar no momento certo...se formos seguir a risca td em kkk chupeta tb não podemos dar, água só depois de 6 meses rs...acho q pode colocar sim de vez enquantoo bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran...eu ando colocando ele um pouquinho pois ele ama....encontrei um na minha vó....que era ddo meu primo rs fui testar e ele fica todo feliz. Minha idéia sempre foi não usar, pra mim deixa a criança preguiçosa....tentar sozinho porque se eu enho o andador kkkkkkk emas acabei me rendendo.
    Deixo pouquinho tempo, viu?? E como ele ama ficar em pé...da gritos de felicidade rs

    ResponderExcluir
  5. Os 2 pediatras q passei são contra.... li tb varias coisas ruins.... Mais sei la... tudo tem o lado bom e o ruim ne.... O problema maior deve ser o perigo de acidentes ne.... E tb se deixar pouco tempo.... acho q não tem problema...
    Eu não vou comprar... mais se ganhasse usaria...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Frannnnnnnn....sou SUPER A FAVOR do andador.
    não vejo a hora de colocar meu Murilo pra "conhecer o mundo"...kakakkaka
    só vou esperar ele ter uns 6meses e meio e me aventurar...kakakakka
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. verdade amiga!!!
    Eu tb andei lendo e pesquisando sobre isso, e diz que o andador nao pode oferecer muito para o precesso de desenvolvimento dos bebês!!!
    Mas quem sabe espera passar a etapa do 'engatinhar'!

    Grande beijo e boa sorte na decisão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran, acabei de chegar e já vou dar palpite...
      Tenho uma filha de 23 meses, não usamos andador,pelos motivos que você já encontrou nas suas pesquisas. Ela engatinhou com 6 meses e andou com 10 meses, esse foi o tempo natural dela. Uma amiga a filha "gatinhou" de bumbum e só andou com 1 ano e 4 meses, foi o tempo natural dela. O pediatra da Alice também eracontra o uso do andador.
      Vou seguir vocês, seu bebê é um fofo,
      bjs

      Excluir
  8. OIii.. Fran

    td bem com vc!??

    Obrigadah pela visita. *.*

    É ate eles tem um dia exclusivo bem interessante isso neh.

    Bjiinhus

    ResponderExcluir