terça-feira, 10 de julho de 2012

Manha, deixar chorar e Sentimento de culpa

Já comentei com vocês que o Cauã anda super manhoso né? Na verdade eu, meu marido e toda minha família mimamos muito ele desde que nasceu, afinal é o primeiro filho, primeiro neto de ambas as partes, primeiro sobrinho, já viu né?
Nos primeiros 15 dias de vida ele mamava, eu trocava a fralda, colocava ele no berço e lá ele ficava, observando tudo até pegar no sono, super tranquilo, a não ser quando as visitas chegavam e queriam ficar o tempo todo com ele no colo, e vai falar não pra ver, você sai como a chata. Depois vieram as cólicas e ai só um cólinho resolvia e hoje com 5 meses e meio ele só quer colo gente, quando conto a alguém que ele é assim ninguém acredita porque fora de casa ele é um amor, ri, conversa ou fica quietinho.
Mas é chegar em casa ele abre o berreiro, só o colo resolve e as vezes tem que ser de pé... ele é exigente. Não brinca, fica no carrinho, berço ou assiste por mais que 10 minutos... eu tento de tudo pra ver se ele se distrai, mas tá difícil. Por conta disso minha coluna tá acabada... imagine 2 pacotes de arroz o dia todo no seu colo rsrsrs...não há quem aguente. Sem contar que os serviços domésticos estão uma maravilha, limpo a casa mais ou menos bem uma vez por semana quando tem alguém pra cuidar dele, minhas roupas minha mãe lava e passa e comida faço quando dá, ou então é disk lanche, pizza ou marmitex.
Meu marido sempre foi a favor de deixar chorar e diz que quando ele falou pra deixar chorar ninguém escutou, agora não adianta mais. Já tentei umas 3 vezes, mas pra mim não dá, é como se meu coração doesse, choro junto, me sinto uma péssima mãe, quando ele pega no sono fico olhando ele e me sentindo culpada por fazê-lo sofrer, afinal fui eu que coloquei esse mal costume nele.
Ando tão cansada... me esforço ao máximo pra ser uma boa mãe, mas não consigo conciliar ser uma boa mãe com ser uma boa esposa. Prontooo desabafei!

8 comentários:

  1. De jeito nenhum, acompanhei cada detalhe, e me sentia agoniada por não conseguir comentar. agora to feliz q posso comentar novamente. urrulll!!!

    te entendo perfeitamente, pq com meu sobrinho-afilhado Hugo foi exatamente assim, primeiro tudo de todos e mimado que só. Eu era uma q ficava com ele no colo o tempo todo e qdo ele dormia, colocava ele em cima da minha barriga, só pra ficar cafungando..ahahaha e chorava junto com ele...uma loucura!!!! mas ele tá aí, super bem, nem é mimado, tem 14 anos e é super carinhoso com todos. um cavalheiro. Vale a pena dar mto carinho e mimar, sim.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  2. Pois olha por aqui e a mesma coisa, a minha pequena tem 1 anoe 8 meses e ainda faz manha pra ficar no colo, um dia eu reclamo do fato, minha mãe me disse uma coisa : aproveita agora enquanto e pequena pra ficar no colo pq mdepois eles crescem e nao querem mais saber...rsrs
    agora se ela quer colo eu dou, ta certo tbm fico arrebentada no fim do dia, mais com uma sensação de dever cumprido sabe....
    Boa sorte!
    beijos
    http://mamaedaannalaura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Caio está com quase oito meses e passei por TUDO isso que você está relatando...
    Passei por muitas dificuldades ate agora e vou te contar umas coisinhas!
    Desde que o Caio nasceu a minha grande paixão era ficar com ele no colinho... Com ele no meu colinho sempre "me senti segura". Lembro que no inicio morria de medo das noites pois ele chorava MUITO e meu marido que me socorria nessas horas aí eu grudava nele e não deixava ninguém encostar nele aí acabei acostumando ele no colinho tinha certeza que apenas eu poderia acalmá-lo!
    Minha mãe chegava em casa e achava que devia ficar com ele o tempo todo no colo. Ele dormia e mesmo assim ela queria ficar com ele no colo. Todo mundo chegava e queria fazer o mesmo, mas depois era apenas comigo que ele ficava!
    Aí o tempo passou e ele só queria colo... Dormir no colo, acordado no colo, brincar no colo, ou seja TUDO no colo!
    Tentava deixar ele no carrinho e ele chorava foi quando conversei com a pedi dele já pedindo pelo amor de Deus socorro para ver o que ela me dizia afinal uma senhora com dois filhos e sei lá quantos pacientes tinha que me dar algumas dicas.
    Ela me disse: Marcela carinho, amor nunca é demais, porém seu filho não precisa ficar acoplado em vc como se fosse um canguru, não estou dizendo que vc precisa deixar ele berrando, mas ele precisa entender que não dá para ficar assim sempre!
    Foi quando decidimos botar em uso o cercado que estava guardado para quando ele começasse a engatinhar... E assim foi! Tive que usar toda a paciência na verdade preciso ser muito forte porque ele chora e praticamente implora para que eu pegue ele, mas sei lá se pelo cansaço ou o quê acaba dormindo sendo que antes dormia pouquíssimo tempo e no colo. Depois quando está acordado fico sempre próximo a ele, converso muito, brinco sempre ao lado dele, assisto TV com ele tento fazer tudo com ele para que ele se acostume e está dando certo!
    Ele já fica sozinho por lá! Muitas vezes resmunga, choraminga e eu fico ali tentando ser a pessoa mais forte do mundo! Sorrio para ele e sigo tentando.
    Sei que é difícil, mas precisamos tentar!
    Eu mimo muito meu filho, em momento algum estou dizendo para vc deixar de fazer isso, faça sim, mas dois sacos de arroz o tempo todo nos deixa destruídas por isso precisamos sim tentar outras alternativas.
    Espero que tenha ajudado em alguma coisa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Fique calma...vc não está sozinha nesse barco... O Enzo é o primeiro de tudo da minha familia e com isso o mimo é ao extremo. Passo maior parte do dia com ele no colo, mas consigo que ele fique algum tempo no bebê conforto. Enfim ainda não consigo ser boa mãe e boa esposa...minha casa está um caos, não consigo fazer nada...minha mãe me ajuda, mas não é todo dia. Fique tranquila acredito que daqui a pouco as coisas entre no eixo. E quanto a culpa, não se sinta assim, chorar sem motivo (dor, incomodo, fome etc.) não mata ninguém, parece que tem horas que eles precisam. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Amiga....as vezes me sinto assim, mas fui eu que acostumou...Bom, quanto a ficar sozinho, o Arthur fica....dexo ele sentadinho na sala no tapetinho e ele brinca com os brinquedos dele, assiste tv....fico um pouco com ele, canto as músiquinhas com ele....e ele adora. Quando cansa, coloco um pouco no carrinho, na cadeirinha e vou mudando de lugar rs mas o que ele gosta mesmo é ficar em pé e sozinho...aff tenta toda hora.
    Já na hora de dormir, a coisa muda...ele só quer dormir no colo...ele mama e lá quer ficar, se coloco no carrinho, berço e afins....acorda na hora ou dorme pouquinho tempo...agora se eu durmo junto....dorme muitoo. A noite, não me larga e eu?? Afff tô tão cansada. Ele ta dormindo cmg ecom meu marido, amo meu filho, mas n aguento mais...minhas costas doem muito...fico cansada mentalmente e não dá pra fazer muita coisa em casa não...
    Ele precisa dormir sozinho!!!! Mas vamos conseguir amiga!!!! Vamos dar um jeito....pro nosso bem e bem dos nossos filhos!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Realmente é complicado. Por aqui é assim também primeiro tudo.

    Só que eu consigo ser fria, deixar chorar por um tempo. Depois eu pego ele e explico o porquê do "castigo".

    Mas o Cauã tá muito titico ainda. O que você pode fazer é começar não dar muito colo e explicar aos familiares que também não quer que ele receba muito mimo. As pessoas precisam entender que depois quem se ferra é você! Deixe isso bem claro!

    Espero ter ajudado, mas por enquanto você não precisa ser tão rádical.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!!!
    Sei bem como é... O Miguel só quer colo agora, mas eu consigo distrair ele bastante. Dou uns brinquedinhos que cantam e ele se distrai!
    Ele fica muito assim quando saímos para visitar parentes e é aquilo que você falou, todo mundo quer ficar o tempo todo com ele no colo!
    Depois quem sofre é a gente.
    Também estou com problema na coluna, estou até fazendo fisioterapia!!! E ainda ouvi ontem que vou precisar de mais sessões!!!!

    Eu acho que tem que ter um meio termo, toda vez que ele resmungando só, dá pra tapear. Agora se chora MESMO, nao tem jeito. Eu ja deixei chorando e depois fui eu que fiquei chorando de tanta dó.
    Eu vi que a gente tem que pegar quando chora. Parou de chorar, de imediato já colocar no carrinho/berço. Até ele cansar e acabar se conformando heuheuhuehe

    Temos que tomar cuidado porque subestimamos muito os bebês. São mais espertos que a gente pensa e por isso nos dominam.
    To conseguindo dar um jeito aqui.
    Vai aos pouquinhos, com bastante paciência.
    Ficar o tempo todo no carrinho e o tempo todo no colo não é saudável para eles e para nós!!

    Espero ter ajudado com minha experiência e boa sorte!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. fRAN, pODE PARECER QUE NÃO, MAS SEI COMO SE SENTE, DEIXO O SAMUCA CHORANDO POR FALTA DE OPÇÃO, SENÃO NÃO CONSIGO NEM IR AO BANHEIRO!! eSTOU MAL, ACHO QUE COM RESQUICÍOS DE DEPRESSÃO PÓS PARTO E O FATOR CHORO É O MAIOR DESENCADEADOR DAS MINHAS CRISES!!
    dESCULPA POR NÃO PODER TE AJUDAR DE FATO, MAS TAMO JUNTO!!

    ResponderExcluir