quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Adoçantes na gestação...Pode ou não pode?


Bom dia queridas!
Hoje vim falar com vocês sobre esse assunto que está me intrigando... Gestante pode ou não consumir adoçantes? No post passado falei sobre os doces mais recomendados pela minha nutri e em quase todos há a recomendação de colocar adoçantes. No início da gestação li em algum blog sobre isso e imediatamente mandei um email pra minha nutri e ela respondeu dizendo desconhecer essas informações e que todos os artigos que ela leu sobre isso, principalmente sobre sucralose há recomendação para gestante. Mas só isso não foi suficiente pra que eu ficasse tranquila, e desde então suspendi completamente o uso, ela não sabe que parei e nem conversamos mais sobre isso nas consultas. 
Resolvi então pesquisar na net, e infelizmente a dúvida ainda continua, porque alguns sites falam que em pequenas quantidades pode. De acordo com o Baby center Brasil : Os adoçantes artificiais estão entre os ingredientes mais pesquisados presentes nos alimentos de hoje em dia. Embora tenha havido muita polêmica sobre o uso de alguns deles, no geral os estudos indicam que eles são seguros para o consumo durante a gestação em doses moderadas. O Ministério da Saúde recomenda, contudo, que grávidas não usem a sacarina.  
Sobre o aspartame que é o adoçante que eu usava o baby center diz que seu consumo é considerado seguro para as gestantes, porém deve ser evitado por pessoas que sofram de fenilcetonúria (PKU), uma doença hereditária, ou que tenham alta concentração de fenilalanina no sangue. Isso porque o corpo delas não consegue decompor a fenilalanina, um aminoácido contido no aspartame e cujo acúmulo pode causar retardo mental no bebê. Para se tranquilizar, fique de olho nos rótulos dos produtos.
O que vocês acham meninas?

9 comentários:

  1. Olha eu vivia de dieta antes da gestação e sempre me recomendaram adocantes de sucralose, pq o "doce" dele vem das frutas e por isso é algo natural e nao traz risco algum a saude.

    Agora, nessa fase de gestação, minha nutri proibiu os demais e todos os produtos doces (iogurtes, sucos, refris, chocolates,etc) light ou diet pq a maioria deles tem sacarose na sua composição. A explicação que ela me deu em relação a isso foi praticamente essa:

    A gestante deve evitar os produtos adoçados com sacarina, pois esta substância atravessa a barreira placentária. O adoçante mais indicado são a base de sucralose, pois é um derivado da cana de açúcar e não se acumula no organismo, não atravessa a barreira placentária e não está presente no leite materno. Estudos comprovam a sua segurança e ausência de risco de teratogênese.

    ResponderExcluir
  2. Amiga já ouvi falar que tem uns que pode sim e outros não, acho que o melhor pra vc fazer é perguntar para o médico..beijocas minha e do João

    ResponderExcluir
  3. Hum ...
    Sabe que eu também não sei disso. Normalmente uso Zero Call agora se pode ou não ???? Dia 01/09 tenho médico e vou perguntar.
    De qualquer maneira valeu a dica !
    Super beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi
    adoçante pode sim, mas o recomendado pelo médico, o meu foi feito em farmácia de manipulação!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Florzinha, obrigada por estar sempre no meu cantinho...

    Essas coisas de adoçantes, acho melhor evitar, pois se existe alguma "polêmica" sobre o assunto pq correr o risco. Eu com certeza evitarei!

    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  6. Então Fran, ouvi dizer que não pode não! Tudo que eu fico na dúvida, eu não faço até que me provem o contrário rsrs
    Confirma com a sua médica!!!
    um beijinho

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran...

    Então... Sou nutricionista e pode e deves confiar no que tua nutri disse.
    Durante a gestação não é recomendado nenhum outro tipo de adoçante, que não seja a base exclusivamente de sucralose. Todos os produtos diet e light devem ser evitados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. eu sempre ouvi falar q não pode e não arriscaria a saúde do meu filho por isso..melhor colocar uma colher micro de açúcar...e só.

    Uma ótima semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  9. Olá
    obrigadaaaaaa
    so dia 20? ai ai ta longe rs
    bjossssssssssssss

    ResponderExcluir