quarta-feira, 27 de abril de 2011

10 Razões para emagrecer antes de engravidar

Bom dia meninas!!!
Já falei aqui algumas vezes sobre o quanto quero e preciso emagrecer. Ando lendo muitas matérias sobre cuidados que devo tomar antes de engravidar, e um deles é chegar ao peso ideal. E isso não é uma questão de estética, mas sim uma questão de cuidar da minha sáude e também da saúde do meu baby (quando ele já estiver sido encomendado). Estar acima do peso pode causar uma série de problemas e incômodos. O bebê de uma mulher obesa pode correr o risco de ter uma má formação e ainda pode vir a ser obesa futuramente.
Tenho mudados meus hábitos alimentares, minha geladeira está cheia de frutas, legumes e verduras, e quando sinto fome corro e como algo realmente saúdavel. Isso está me fazendo tão bem, estou mais animada e mais disposta.

Todos os dias tenho pulado cedo da cama pra ir caminhar. 
 
Deixo aqui 10 razões para estar de bem com a balança antes de engravidar (Revista Crescer)
1. Mais tempo para ficar grávida
A obesidade pode dificultar a concepção. se ambos os parceiros forem obesos (ou seja, Imc acima de 30), eles demoram mais tempo para engravidar, comprova uma pesquisa dinamarquesa realizada com 48 mil casais e publicada na revista Human Reproduction, no ano passado. Em geral, eles têm probabilidade três vezes maior do a de um casal com peso adequado de levar mais de um ano para engravidar, o que os médicos chamam de baixa fertilidade. os casais com sobrepeso (Imc entre 26 e 30) também são afetados: têm uma vez e meia mais possiblidade de ter de esperar por mais tempo. A explicação está no impacto da obesidade sobre os hormônios femininos. Em alguns casos, o excesso de peso pode até mesmo ser conseqüência de algum distúrbio hormonal. os problemas mais comuns são a síndrome dos ovários policísticos e o hipotireoidismo (quando a glândula tireóide não produz hormônio suficiente), que podem até interromper a ovulação. Já nos homens, a obesidade também atrapalha a fertilidade. Ela influencia a produção de testosterona, o que pode afetar a vitalidade dos espermatozóides e também o desejo sexual, segundo um recente estudo escocês.
2. Mães gordas, crianças obesas
Gestantes com excesso de peso têm maior probabilidade de dar à luz bebês com peso acima da média. De acordo com uma pesquisa da universidade de Harvard (EuA), essas crianças também correm mais risco de se tornar obesas na primeira infância. A relação entre o ganho de peso gestacional e o sobrepeso da criança pode ser de origem genética ou comportamental, já que as crianças acabam herdando os hábitos alimentares da família. Além disso, a quantidade de peso ganho na gravidez também pode interferir no ambiente uterino, influenciando o crescimento fetal, o que reforça a tese de que certos tipos de doenças na vida adulta são “programadas” durante a gestação. Ainda que as conclusões sejam baseadas na quantidade de quilos ganhos na gravidez, não há como fugir: o “resultado final” (peso da mãe e do bebê) está diretamente relacionado ao peso da mulher ao engravidar.
3. Quanto engordar
Claro que todas as mulheres têm de prestar atenção aos quilos ganhos durante a gravidez, mas quem já estiver com alguns extras antes mesmo de engravidar vai ter de se controlar mais. Não há consenso entre os obstetras sobre quantos quilos a mulher deve engordar durante a gestação; as tabelas seguidas por eles têm indicações variadas. Alguns recomendam entre 9 e 11 quilos, outros de 11 a 15 quilos. Há ainda outra tabela que estima que o ideal é engordar cerca de 15% do total do peso pré-gestacional. E não é só a quantidade de quilos ganhos que conta, mas a saúde, a idade e os hábitos alimentares da gestante. seja qual for a tabela que o obstetra vai seguir, todas levam em conta o estado nutricional da grávida e seu IMC ao engravidar. O que significa que, quanto mais alto esse índice, menos ela deve engordar.
4. Estou linda?
Por maior que seja a satisfação em estar grávida, nem todas as mulheres se sentem bonitas nesse período. uma das coisas que mais interferem no visual é o inchaço (ou edema). No rosto, por exemplo, aumenta o tamanho do nariz. Nos pés, dificulta o uso de sapatos e, nas mãos, o de anéis. os edemas aparecem em 75% das gestantes e são mais freqüentes a partir do quinto mês. Não há como evitá-los totalmente, mas estar em forma, com certeza, facilita!
5. Desconforto à vista
O excesso de peso potencializa alguns desconfortos comuns na gravidez, como dificuldade para respirar e andar. Isso porque há um maior esforço cardiovascular para suportar os quilos a mais. o peso do abdômen também causa dores nas costas e nas pernas, aumentando a sensação de cansaço.

6. Parto complicado
A média do peso dos bebês de mulheres obesas é maior do que o normal, o que pode aumentar as complicações obstétricas durante o parto e, em conseqüência, a possibilidade de ocorrer uma cesárea. A obesidade também aumenta o risco de morte materna. No Reino Unido, por exemplo, estatísticas recentes mostram que metade das mulheres que faleceram por causa de doenças na gravidez ou parto eram obesas. Segundo o relatório, o risco é entre quatro e cinco vezes maior, tanto para a mãe quanto para a criança.
7. Recuperação no pós-parto
As mães com sobrepeso ou obesas tendem a ficar mais tempo internadas e requerem mais medicamentos depois do parto. É o que mostra um estudo norte-americano realizado com 13 mil mulheres, publicado este ano no New England Journal of Medicine. Além do maior número de cesárea nesse grupo, outro motivo seriam complicações, como pressão alta, pré-eclâmpsia e diabetes, que também são mais freqüentes nele.
8. Gravidez de risco
Por causa de todos os itens relacionados até agora, grávidas obesas são consideradas pacientes de risco. Isso quer dizer que vão precisar de cuidados especiais como outras mulheres em condições frágeis (com diabetes, hipertensão e idade avançada, só para citar alguns exemplos). É, sem dúvida, preocupação extra para a família e para o obstetra.
9. Seu corpinho de volta
A conta é simples: se a grávida engordou nove quilos na gestação, mas já estava com três quilos acima do peso ideal, vai ter de perder 12 depois de o bebê nascer. Mas se já estava de bem com a balança... Dois (ou três, quatro, etc.) quilos parecem pouco, mas fazem a maior diferença no pós-parto: os últimos quilos são sempre os mais difíceis de perder. Não é o ponteiro da balança que emperra, mas, quanto mais próximo do peso ideal, o corpo queima menos calorias. Nesse caso, é preciso se exercitar mais, o que nem sempre é possível com um recém-nascido em casa! Mais um motivo para se preocupar com a dieta bem antes da gravidez. Além de voltar mais rápido ao peso, se a mulher não estiver muito gordinha ao engravidar, tem ainda menor risco de desenvolver estrias.
10. A próxima gestação
Para quem tem preguiça só de pensar em fazer dieta e ginástica para voltar ao peso que tinha antes da gravidez, é bom saber que existem mais benefícios do que entrar na antiga calça jeans. Estudo sueco com 150 mil mulheres concluiu que aquelas que não conseguem voltar ao peso ideal após a primeira gestação podem sofrer complicações na gravidez seguinte. A pesquisa, baseada no IMC, concluiu que um ganho de um a dois pontos no índice já traz problemas: aumenta de 20% a 40% o risco de diabetes gestacional, de hipertensão ou de ter um bebê com excesso de peso. Entre mulheres que aumentam mais de três pontos, há 60% a mais de risco de parto prematuro. 

Ps: Sei que o post já está enorme, mas não poderia deixar de agradecer o carinho de todas vocês no ultimo post. Obrigada meus amores. Estou muito bem, feliz e tranquila, a cauterização vai ser hoje, depois volto pra contar pra vocês como foi!

8 comentários:

  1. oi florzinha...

    o hipertireodismo teve seu lado bom emagreci 7 quilos e não estou mais me preocupando com o peso rsrsrsr...

    Acho bem mais tranquila a gravidez quando se está mais magra né!!!

    boa sorte na cauerização, vai dar tudo certo

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse post é de utilidade pública!!!
    Posso postar no meu blog amanhã? eu te dou os créditos direitinho com link do seu blog e tudo!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei este post!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Espero que tenha dado tudo certo na cauterização!
    Olha, sou super a favor de engravidar com peso certo. Eu engravidei até abaixo do meu peso ideal e já engordei bastante =/
    Não consigo parar de comer, além da ansiedade dá fome mesmo!

    Beijos e siga firme pro seu objetivo!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post com ótimas dicas!

    É bom mesmo engravidar com um bom peso e, principalmente, com bons hábitos. Engravidei 5kg abaixo do meu peso ideal e foi a sorte, porque engordei 18kg na gravidez! rss

    beijos, querida!

    ResponderExcluir
  6. Fran, vc ganhou o sorteio com os 03 pares Moleca lá no meu blog.... PARABÈNS!!! depois me responde o email que te mandei até domingo tá!! É que segundo a regra são 03 dias para retono com os dados, senão terei que sortear outra pessoa na segunda feira!!!
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  7. ótimas dicas...adorei lê-las.


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  8. Acabei de postar esse texto, passa lá para ver com oficou ( te dei os créditos direitinho tá)
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir