quarta-feira, 1 de junho de 2011

Reeducação alimentar X Gestação

Segunda-feira (30/05) foi o dia do retorno na nutricionista. Quando entrei no consultório ela perguntou se eu havia me adaptado bem a reeducação alimentar e eu disse que sim, mas que tinha uma novidade pra ela e logo contei que estou grávida (ela já sabia que queria engravidar desde a primeira consulta). Ela me deu os parabéns e foi logo imprimindo algumas coisinhas sobre a importância do ácido fólico para a formação do tubo neural e também para a minha saúde, já que essa vitamina previne doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia. 
Ainda bem que eu já estava tomando o ácido fólico desde o ínicio do mês... e continuarei tomando até o 3º mês de gestação. Tava ansiosa pra saber se a Dra. mudaria meu plano alimentar...mas pra minha surpresa ela não mudou nadinha e ainda disse que tenho que manter esse peso até o 4º mês de gestação, pois ai sim estarei no meu peso ideal. Ela disse que meu objetivo agora não é emagrecer, e sim manter, mas se emagracer também não tem problemas.
Tava com dúvidas quanto a tomar ou não refrigerante, e ela me explicou que o refrigerante passa pelo intestino tirando todas as vitaminas ingeridas, e o que eu mais preciso agora é vitamina... então refrigerante nem pensar!
E então chegamos no momento de ir pra balança...e para minha surpresa que achei que não havia perdido uma grama se quer... lá se foram 6 kilos.... Que alegria... Por pouco eu conseguia atingir minha meta que era de 55 kg a 58 kg, e estou com 59 kg). 
Vou deixar aqui pra vocês as tabelinha que ela me passou:
- Primeiros três meses: de 1 a 2 kg
- Segundo e terceiro trimestre: aproximadamente 500g por semana.
- Gestação de mais de um bebê 5kg adicionais
A recomendação do ganho de peso está baseada em:
Bebê- 3,0 a 3,8
Placenta- 0,5 a 1,0
Liquido aminiótico- 1,0
útero da mãe- 1,0
Tecido das mamas- 0,5
Volume sanguineo- 1,4 a 2,3
Gordura- 1,8 a 3,6 ( a Dra. disse que podemos diminuir aqui)
Líquido extra- 1,8
Total: 11 a 15 kg

Cada dia gosto mais da minha nutricionista, ela fez uma tabela onde marcaremos toda consulta como foi o ganho de peso... e também disse que posso engordar de 7 a 11Kg.  E fica aqui para as gestantes e tentantes uma frase que ela me passou...
"Você terá que comer para dois" só é verdadeiro no sentido de que o que você come agora é duas vezes mais importante. E não comer duas vezes mais quantidade de alimentos"!

12 comentários:

  1. Amiga tbm comecei assim, tudo muito lindo, até emagraci no 2 mês, mas amiga a fome vai apertando, apertando, olha acho que meu GO amanhã vai me dar uma chamada, acho que engordei alguns quilinhos a mais...beijocas

    ResponderExcluir
  2. Olá....é em breve serei uma tentante não vejo a hora! rs
    quem sabe mês que vem ainda vou conversar com meu médico!
    bjokas

    ResponderExcluir
  3. Fraaaaaaaaan

    Deu positivo mesmo!!!! Desculpa a demora mas menina, que alegria!!!!
    Deus abençõe esse anjinho ou anjinha na sua barriguinha!
    To muito feliz aqui viu?

    Parabéns flor...só não vim antes que não me aguento em pé aqui, to meio que de repouso...entrei no nono mês daquele jeito..rs

    Bezinhos nossos,

    Deinha e Lilo ♥

    ResponderExcluir
  4. Caracaaaaaaaaaaa, 6 quilos! Tudo que eu queria! Me passa a receita aí menina.. rs

    ResponderExcluir
  5. bem legal a frase da nutri, gostei mesmo.
    q bom q emagreceu 6kg, tá bom demais. e agora é manter e ficar lindona na gravidez. e não deixe de fazer um book qdo tiver de barrigão.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  6. Fran, o importante é você comer a cada duas a três horas em pequenas porções e coisas saudáveis. Especialmente nas fases dos enjôos, estar sempre com a barriga cheia ajuda muito! Eu comia muito nessa época coisas azedas (carambola), ardidas (picles) e salgadas (pipoca). Vivi até o 3º mês a base de macarrão, pipoca e batata cozida, praticamente, porque enjoei demais! rss Mas depois comecei a comer bem e direitinho! Embora tenha engordado além da conta! :P

    Sobre os cremes... um conselho do meu GO que deu super certo: NÃO use óleos antes do creme porque o óleo obstrui os póros e não deixa que a pele absorva o hidratante. Use apenas um bom creme anti-estrias e já será o suficiente. Eu comecei a usar a partir do momento que minha barriga começou a aparecer - lá pela 14ª semana. Usei a gestação toda o MATERNITÉ, da Payot e indico demais! Você acha em qualquer perfumaria. A amiga Déia Musso também está usando e está sem nenhuma estria. Eu usava duas vezes por dia, sempre após o banho com a pele ainda úmida (pra absorver melhor). No final, com a barriga gigante, comecei a usar três vezes ao dia e sempre que eu sentia coçar. resultado: não tive estria alguma (apenas duas minúsculas na cintura do lado esquerdo, onde ficava o popozão da baby! hahahaha Mas mal dá pra ver! Importante também é beber muita água, porque além dos benefícios todos, ela hidrata a pele e evita que ela se rompa! ;)

    Espero ter ajudado!

    Beijo, nos dois!

    ResponderExcluir
  7. Olha vim aqui pra agradecer o perdão....obrigada amigaa!!!! rs

    E tbm dizer que a é verdade, a Mi tá certa, usa Maternité que vc vai amar!
    Ela que me indicou e até agora minha barriga ainda tá bem, não conto vitória antes da hora mas to passando pra não dar trégua sabe, mas acredito que pelo tanto que já esticou não terei, assim como a Mi tbm não teve.

    Super indico...desculpa me intrometer tá? Mas é por uma boa causa =d

    bzoooo

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran,
    To passando aqui para agradecer sua visita lá no meu cantinho e aproveito para te convidar a voltar mais vezes!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  9. Amiga,

    Eu comecei logo que soube que estava grávida, porque me disseram que já era bom ir preparando a pele e como tinha muito medo de estrias, comprei primeiro aquele óleo de amendoas da fármacia sabe?
    Dai encomendei meus óleos da Natura que sempre gostei mas fazia tempo que não comprava.

    Daí chegou os óleos e a Mi me indicou o creme logo no início da gravidez e comprei com 4 meses de gestação. Daí segui usando.

    Então te incentivo usar desde já viu?
    Assim já vai cuidadno e preparando a pele e não tenha medo, vai ficar super hidratada e vc não vai precisar se preocupar e olha que o creme eu passe só uma vez por dia e claro, qdo dava coceira, mas coçou muito pouco...mas nunca coçe tá, se coçar passa creme ;)

    Espero ter ajudado florzinha!

    Bzinho na barrguinha *.*

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela disciplina, viu!
    Tô lendo sobre as estrias e concordo com as meninas, iniciar o cuidado logo é melhor *.*

    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Amiga.. passando rapidinho pra responder o comentário lá no blog!
    Antes o meu primeiro blog era Maravilhas do Cotidiano, mas depois eu troquei o nome e o domínio, resolvi direcionar o blog para a minha gestação. Mas eu não entendi porque não consegue linkar!! :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Esse Maravilhas do Cotidiano não me pertence mais!!!

    Beijo

    ResponderExcluir