sábado, 12 de abril de 2014

Sobre ser mãe de dois e como as pessoas me vêem

Terça-feira completo 31 semanas de gestação, tenho um filho de 2 anos e quase 3 meses que é ligado no 320 o dia todo, pula, sobe nas coisas, faz birra, faz manha, corre, etc. Esses dias conversava com minha mãe sobre como acho que as pessoas me vêem, e sinceramente o que percebo não me agrada muito, sinto que me olham com cara de pena, coitada! com esse barrigão tendo que correr o tempo todo atrás do outro, ou então quando estou com ele no colo aí que os olhares se voltam pra mim... alguns até dizem: nossa! mas você ainda pega ele no colo???...outros soltam : coitadinho do Nicolas está sendo esmagado...outros dizem: Mas o Cauã nem saiu das fraldas ainda e você já arrumou outro? 
Nunca fui grossa com ninguém e procuro levar na brincadeira, mas pensando sobre isso percebi que é uma coisa que está me chateando e bastante. Perguntei pro marido como ele acha que as pessoas me vêem e falei pra ele que fico pra baixo com os comentários, mas ele me aconselhou a não dar ouvidos a essas pessoas. 
Quando o Cauã nasceu foi um período muito difícil da minha vida, marinheira de primeira viagem vi a minha vida dar um giro de 360º, minha família toda mora longe, minha mãe foi fundamental, se não fosse ela acho que teria entrado numa depressão, porque durante 1 mês eu só fazia chorar, e o bebê também. Tinha dias em que eu não conseguia lavar um copo, tirar o pijama ou pentear o cabelo. Não tinhamos uma rotina, ele ficava praticamente o dia todo no peito, chorando e se estivesse dormindo era no colo, porque se tentasse colocar no carrinho ou berço e ele acordasse era choro na certa. As noites também eram quase sempre assim... só conseguimos estabelecer uma rotina depois que ele completou 1 aninho. Hoje eu digo que se tivesse só ele daria conta de ter minha casa e as roupas organizadas, cuidar dele e trabalhar com meus personalizados em casa, que é o que tenho feito até agora.
E aí surge o medo, como vai ser quando o Nicolas nascer, será que vou dar conta de dois? Será que vou conseguir manter a casa organizada? voltar a trabalhar, mesmo que em casa? Essa também é uma pergunta inconveniente que tenho ouvido durante todos esses meses... como é que vai fazer com dois? você vai dar conta dos dois? você não vai colocar o Cauã na creche?
Sem contar que a única coisa que as pessoas sabem dizer é que devo tomar cuidado com o bebê pra que o Cauã não judie dele, ou que o Cauã vai piorar quando o bebê chegar, que ele vai ter ciumes e tal. Ninguém me fala que ele vai amar o irmãozinho, ser carinhoso, ou algo assim. O fato é que estou tão cansada de só ouvir coisas negativas que tenho vontade de ficar em casa e só sair quando o Nicolas tiver completado 1 aninho...(#olhaodrama). 
Não quero que a chegada do Nicolas seja como a do Cauã, dessa vez já sei bem o que é ter um recém-nascido e sei que não é um conto de fadas como eu imaginava da primeira vez, só não sei como é ter um recém nascido e um filho de 2 anos e meio. Tento manter o pensamento positivo de que tudo vai se ajeitar, eles vão crescer juntos, brigar e brincar também. E até que ele chegue vou tentando manter tudo organizado aqui, porque pra estar bem comigo mesma preciso que minhas coisas e casa estejam organizadas.... e assim vou levando.