quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aleitamento Materno

Na última consulta com a minha nutri falamos sobre amamentação e eu amei... deixo aqui pra vocês coisas que achei muito interessante. 
O leite materno é um alimento completo e perfeitamente equilibrado de todos os nutrientes, além de ser um vinculo entre mãe e filho. Todas as crianças devem ser amamentadas exclusivamente até os seis meses de vida. O recém- nascido deve ser amamentado logo após o parto. O primeiro leite  é chamado de colostro, depois evolui para leite maduro entre o 3º e o 14º dia após o parto. 
A frequência da amamentação é a melhor maneira de aumentar a quantidade de leite. São recomendadas de 8 a 12 mamadas por dia. A criança deve ser amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. É o que ser chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses é normal que o bebê mame com frequência e sem horários regulares... deixe-o mamar o quanto queria. Se seu bebê for muito dorminhoco e passar mais de 3 horas seguidas dormindo então é necessário que o acorde. 
O leite do final da mamada é o mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criança, por isso toda vez que for amamentar novamente comece pela mama que ofereceu por último. 
Benefícios do leite materno:
  • Possui quantidades apropriadas de todos os nutrientes;
  • Está sempre fresco, morno, livre de bactérias e pronto para beber;
  • é mais barato;
  • é prático;
  • fácil digestão;
  • ajuda o útero voltar ao normal;
  • auxilia perder o peso;
  • menor risco de câncer de mama pra você
Dicas para a mamãe:
  • Manter alimentação adequada e balanceada;
  • não precisa comer "por dois"!
  • ingerir líquidos com frequência, incluindo um copo de água antes da mamada;
  • evitar o excesso de cafeína (café, chá mate e refrigerantes a base de cola);
  • não ingerir cerveja preta, o álcool também irá para seu bebê;
  • utilizar medicamentos somente com orientação médica;
  • expor a mama ao sol da manhã durante 10 a 15 minutos;
  • para evitar rachaduras no mamilo, passar o próprio leite e deixar secar.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Consulta Pré- Natal

Ontem foi dia de consulta pré-natal, eu estava super ansiosa pra que essa consulta chegasse logo pra poder saber se o Cauã encaixou... SIM!!! ele já encaixou e isso aumenta as chances de um parto normal como eu tanto quero. 
Seus rins já estão totalmente prontos e o fígado já pode processar substâncias de que o corpo não vai precisar. Tirei algumas dúvidas com a minha Go e como todo mundo que olha pro tamanho da minha pança diz que eu não chego as 40 semanas, perguntei o que ela acha... e para ela eu chego sim até o final.Quando mediu meu útero ela disse que entende porque as pessoas dizem isso... de um mês pra cá meu útero aumentou de 29 para 35 cm... provavelmente o Cauã vai nascer com 49 ou 50 cm. 
Peguei um pedido de ultra que deve ser feito a partir de 36 semanas, será a última... as consultas agora serão semanais, a partir do dia 5 tenho consulta todas as quintas- feira. 
Entramos no oitavo mês, e esse com certeza está sendo o período mais difícil. Estou exausta, mega inchada, com falta de ar, não consigo andar e dormir só se for sentada. As idas ao banheiro aumentaram... levanto de 6 a 8 vezes durante a noite e com tudo isso meus ânimos estão alterados... estou chata, estressada, briguenta e chorona... Isso é normal?
E pra aumentar ainda mais o estresse um assunto que está me tirando o sono é a arrumação da mala do Cauã e da minha... acontece que ainda falta algumas coisas pra serem compradas, tanto dele quanto minhas. Maridinho e eu sentamos pra conversar e ver as finanças, chegamos a conclusão que só será possível comprá-las dia 9 de janeiro que é no dia em que completarei 37 semanas e isso me deixa maluca. Minha mãe, que está sendo um anjo na minha vida disse pra eu não me preocupar que no mesmo dia em que eu comprar ela já lava e passa tudinho e me ajuda a arrumar as malas no dia seguinte... mesmo assim tenho muito medo do Cauã não querer esperar até lá. O que acham meninas? estou nervosa a toa?
Queria tanto estar com tudo pronto até o fim dessa semana... mais não dá, fazer o que né?

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

34 semanas e um novo visual!

Olá meninas!!!
Estou um tanto ausente aqui, mas mesmo não comentando e nem postando porque não dá tempo eu acompanho todas vezes quando tenho um tempinho livre. Sábado foi meu chá de bebê... fiquei exausta, mas adorei tudo, o Cauã ganhou muitas e muitas fraldas, ainda não estou com as fotos, porque quem tirou foi minha cunhada, então assim que eu pegar as fotos faço um post só contando os detalhes de como foi. 
Até agora não sei bem o porque, mas quando estamos perto de nos tornar mãe dá uma vontade louca de cortar o cabelo... pelo menos em mim deu, e  foi o que fiz ontem, meu cabelo estava uó do borogodó... pelo amor, tava me sentindo horrível, afinal ele já está a mais de um ano sem ver a querida escova progressiva. Acho que essa foi a vez que cortei mais curto, amei o resultado e agora vai ficar mais fácil pra fazer chapinha e mantê-lo arrumado, sem contar que estou me sentindo mais bonita, mais nova e com cara de mãe responsável...rsrsrs. 
Ontem completei 34 semaninhas e faltam poucos dias pra chegada do Cauã... estou ansiosa, dia 26 tenho consulta  pré-natal e vou pegar um pedido pra fazer a última USG, to louca pra saber quanto ele esta pesando e medindo e principalmente pra saber se ele encaixou. Ontem uma amiga me fez uma pergunta e hoje o marido também fez... Se estou com medo??? Não, nenhum pouco, por enquanto né... to bem calma, tranquila, vamos ver quando a hora chegar!
Ainda faltam algumas coisas pra serem compradas, até o final do mês ou até a primeira semana de janeiro pretendo estar com tudo organizado e com as malas prontas. Estou fazendo as lembrancinhas de maternidade e até o final do mês quero terminar. 
Aos poucos vou colocando a casa em ordem e contando todas as novidades pra vocês. Tenho algumas dúvidas sobre o que levar pra maternidade, mas vou fazer um post só sobre isso. Ahhh essa semana foi a útlima consulta com a nutricionista...sai de lá feliz, até agora foram 8,5 Kgs. Ela disse que está ótimo e pra eu tentar engordar só mais uns 2,5 pra alcançarmos a nossa meta de 11 Kgs...já marcamos o retorno pra 28 de fevereiro... achei o máximo a consulta, falamos sobre amamentação, depois conto pra vocês. 
Pra terminar o post mais uma novidade, vou se Titia... minha cunhada (esposa do meu irmão) está grávida... meu primeiro sobrinho!!! Estamos muito felizes!
Dia 14 meu blog completou o seu primeiro aninho de vida e eu só tenho a agradecer pelas pessoas queridas que eu encontrei aqui!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sorteio de Natal!!! Participem...

Se você quer seu blog de cara nova clique aqui  Maternidade Blog e participe do sorteio!!!

Bom final de semana!
Bjinhossssss