quinta-feira, 30 de junho de 2011

Muitos assuntos...

Olá queridas!
Ando cada vez mais ausente do meu cantinho, eu assumo! Mas não sei o que tem acontecido comigo, me falta inspiração pra fazer um post legal, e tudo o que penso em escrever está relacionado a maternidade, fico pensando se  esse não é um assunto chato para as leitoras que ainda não são mamães???
Ultimamente tenho ficado tão cansada, as vezes nem faço nada, mas só de ficar fora de casa um dia todo bate uma canseira, quando chego em casa coloco o pijama e vou direto pra cama, tenho dormido de 10 a 12 horas por noite... sem contar os cochilinhos da tarde....rsrsrs, maridinho diz que vou hibernar. Vir aqui a noite nem pensar né? Com esse frio minha única vontade é ficar em baixo das cobertas e comer pipoca.
Os enjoos graças a Deus estão passando, estava até preocupada por conta da minha alimentação que estava de mal a pior, não podia sentir cheiro de carne que o estomago embrulhava, e se eu entrasse na minha cozinha então??? Parece que o cheiro de comida empreguinou na cozinha, mas eu sou a única que sinto. Segunda-feira foi dia de consulta com a nutricionista, tava morrendo de medo da balança, mas só engordei 500g... acho que tá bom né? Já estou no segundo mês. Ela novamente disse pra eu me manter nesse peso até o 4 º mês, pra depois poder ficar mais tranquila nos próximos meses e também estar dentro do peso adequado. Vou me esforçar para isso... porém não me privo de comer o que me dá vontade as vezes.
Mudando de assunto... 
Meninas como é dificil escolher nomes.... desde antes de engravidar sempre falei que se tivesse uma menina seria Maria Luiza ou Ana Luiza... e assim que engravidei maridinho concordou com a idéia e o nome para menina já está escolhido. Mas e para menino??? Não conseguimos entrar em um acordo, acho lindos os nomes Felipe, Arthur, Nicolas, mas o marido não quer nenhum desses... o único nome em comum que gostamos é Gabriel, mas não queria esse nome por causa de uma história muito complicada que daria um post. Mas enfim hoje cedo ficamos deitados e conversando sobre o assunto e ficou escolhido: Ana Luiza e João Gabriel. O que vocês acham? alguma sugestão para nome de menino?
Está semana recebi uma noticia maravilhosa...uma amiga quase irmã minha teve o seu positivo. Nós nos conhecemos desde uns 6 anos de idade, com algumas idas e vindas nos desencontramos e perdemos o contato por 8 anos. Graças ao Orkut eu a reecontrei faz uns 4 anos. Ficamos mais unidas do que nunca, apesar de algumas briguinhas e discussões bobas sempre faziamos as pazes. Ela terminou um namoro e eu dei uma de cupido. Eu me casei e depois de 2 meses ela também se casou... combinamos que parariamos de tomar anticoncepcional juntas, porque queriamos engravidar na mesma época pra ver os nosso filhos crescerem juntos. Ela parou primeiro, e eu tive que adiar por conta da cauterização, a minha história do positivo vocês já conhecem. Ela estava muito ansiosa pra conseguir logo também... e depois de 1 mês e alguns dias que eu estava grávida aconteceu com ela também. Amanhã ela completa 5 semanas e eu completo 10 Segunda-feira. Estamos muito felizes e compartilhando esse momento... Ela insisti em dizer que eu fui a responsável por conta das dicas que dava a ela...rsrsrs. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Primeira USG

Finalmente o grande dia de ver a minha sementinha pela primeira vez chegou, e foi ontem. Passei por um pequeno estress antes da ultra porque era um momento muito esperado por mim e pelo maridinho, que na quarta-feira a tarde recebeu uma ligação que teria que viajar a trabalho ontem cedo. 
Vocês sabem que uma grávida fica com o emocional muito mais frágil do que o normal, eu não me contive e chorei litros, fiquei muito muito triste mesmo. Eu sei que não teria como ele falar que não ia e que nem tudo sai como nós planejamos algumas vezes, mas não gosto de ter que ouvir as pessoas falando que eu não deveria ficar assim e tal, porque ninguém gostaria de estar nessa situação. Será que estou sendo dramática??? rsrsrs. Não é a primeira vez que acontece isso dele viajar em uma data especial pra nós, foi assim na minha formatura, em um show que eu esperei muito tempo pra ir ,  já estava até com ingressos comprados, em alguns aniversários e casamentos e temo ser assim  no dia do parto!
Mas deixando de lado o chororo vou contar como foi o grande dia. Eu ia sozinha porque a minha mãe mora em outra cidade e a sogra iria trabalhar, mas na quarta-feira a noite uma amiga muito especial me ligou e falei pra ela sobre o acontecido, então ela pediu pra ir comigo. Mal dormi a noite... e quando ouvi a recepcionista chamar meu nome pra entrar na sala meu coração disparou. 
Logo de cara já identifiquei minha sementinha dentro do útero e foi a imagem mais bela que já vi em toda minha vida. Graças a Deus está tudo perfeito com ele, ouvi seu coraçãozinho que bate muito forte e vi ele serelepe pulando pra cá e pra lá...rsrsrsrs. Fiquei sem reação, realmente o milagre da vida é muito lindo!
Infelizmente eu levei um DVD para gravar, mas tinha que ser CD, ainda não vai ser dessa vez mesmo que o papai vai poder ouvir o coraçãozinho, só consegui gravar as primeiras fotos do meu anjinho. Vejam que coisa mais perfeita...

terça-feira, 14 de junho de 2011

7 semanas+enjoô+fotinhas

Amores me perdoem por estar tão ausente mas é que essa última semana foi bem dificil por aqui. Achei que estaria livre dos enjoos mas está semana ele apareceu e bem forte. Não consigo nem chegar perto da cozinha e muito menos ver arroz, feijão e carnes na minha frente. Só conseguia comer frutas e beber liquidos. E para completar ainda estou com gripe... ontem a mamys veio pra cá cuidar de mim, fez uma panelada de sopa e eu me acabei de comer!
Vamos as 7 semanas:
 Essa semana meu embriãozinho mede 1,25 centimetro de comprimento, mais ou menos do tamanho de uma uva. Os dedos das mãos e dos pés já se desenvolveram. Embora eu ainda não sinta ele se mexe o tempo todo pra lá e pra cá. Sua pele é finissima e da pra ver as veias, seu cérebro cresce a uma velocidade incrivel de 100 células por minuto.
O cordão umbilical, a conexão entre o bebê e a placenta, agora é visível. Embora pareça minúsculo, ele ou ela é cerca de 10000 vezes maior do que era quando foi concebido. Incrível, não? Deus é, realmente, incrível!
E finalmente quinta-feira é dia ta USG transvaginal (que ansiedade pra ver minha sementinha). Depois venho contar pra vocês como foi! E agora uma fotinha da mini pança. 
Mamãe e papai pra lá de felizes!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

6 semanas e notícias da mamãe...

Andei sumida do meu cantinho! Me perdoem meninas, mas ando tão desanimada de vir aqui... tenho vontade de ficar o dia todo de pernas pro ar sem fazer nada, só assistindo ou dormindo, ainda mais com esse friozinho danadoo (rsrsrs). Tenho sentido algumas dorzinhas na barriga que têm me incomodado um pouco e percebo que quando fico muito sentada aqui ela piora, então o negócio é ficar mais deitada pra ela diminuir um pouco.
Fico um tanto preocupada com isso, afinal nunca estive grávida antes e fico pensando se é normal, as vezes choro com medo de acontecer algo com o meu bebêzinho, tento conversar com algumas grávidas ou mamães mais experientes pra ver se ajuda, mas fico mais espantada ainda com os comentários... O maridinho e a mamys estão achando que são gêmeos, primeiro por causa das dores...mamys disse que deve ser por que meu útero está aumentando muito, segundo porque de semana passada pra cá a pançinha aumentou e terceiro porque o marido tem irmãos gêmeos, vó e tia gêmeas e eu tenho primas gêmeas e primos gêmeos... (Jesus me acuda!)
Bem que vocês falaram que a fome absurda viria... meu Deus o que é isso??? Vontade de comer a todo instante, tá dificil controlar!
Finalmente falta uma semana pra tão esperada ultrasson... nunca desejei tanto ouvir um coraçãozinho batendo como agora! E vamos as 6 semanas...

Está semana os músculos, ossos e cérebro estão começando a se formar Mãos e pés mais se parecem com pequenas pás e coraçãozinho bate duas vezes mais rápido que o meu. Embora eu ainda não consiga senti-lo ele já faz os seus primeiros movimentos. O embrião está do tamanho de um grão de lentilha (mede entre 2 e 4 mm) e neste momento tem uma cabeça desproporcionalmente grande em relação ao resto do corpinho. 
Apesar de faltar muitas semanas pra eu descobrir o sexo do bebê li em um site que é neste momento que ele está sendo determinado (ohh curiosidade). As cordas vocais também estão se formando e no final dessa semana ele já começa a mexer as pernas e braços. 
olha que coisa mais linda que achei no http://saude.fok.com.br

Futuro papai

Seu filho vai te custar aproximadamente US$160.140,00, e o que você ganha com isso?
  • Direito de dar nomes. O primeiro, o do meio e o último. Seja bondoso com seu neném, pois ele terá esse nome pelo resto da vida! 
  • Olhares de Deus todos os dias.
  • Risadinhas debaixo das cobertas todas as noites.
  • Mais amor do que seu coração pode suportar.
  • Beijos jogados no ar e abraços com velcro.
  • Infinitas admirações por pedras, formigas, nuvens e biscoitos.
  • Uma mãozinha para segurar, normalmente suja de geléia ou chocolates.
  • Um parceiro para fazer bolhas de sabão, soltar pipas.
  • Alguém para fazer você rir como bobo, não importa o que seu chefe tenha dito, ou como as bolsas comportaram-se nesse dia.
  • E muito, muito mais...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

5 semanas

Segunda-feira entramos na 5ª semana (embora eu tenha muitas dúvidas sobre isso, porque a médica calcula a gestação a partir do do último ciclo menstrual, só que depois do meu último ciclo eu fiz a cauterização e fiquei 12 dias de castigo por conta das aplicações... falei isso pra GO, mas ela não disse nada e isso ta martelando aqui dentro da minha cabeça, vou falar na próxima consulta, o que vocês acham meninas???)
Voltando a 5ª semana... Meu bebêzinho nem feto é ainda, tecnicamente é um embrião, mas já passa por um estirão de crescimento. Ele tem cerca de meio centimetro de comprimento e por enquanto mais parece um girino do que um bebê.
O coração, rins e fígado estão se desenvolvendo e logo, logo os braços e as perninhas também vão aparecer. Seu coraçãozinho microscópico começa a bater, mas ainda terei que esperar mais alguns dias para ouvir o tu-tum-tu-tum que eu tanto estou ansiosa para escutar. 
Graças a Deus ainda não tive enjoos e espero não ter... só tenho um pouco de azia as vezes, o que já é horrivel.  É indicado ingerir ao menos três frutas por dia, além de legumes e de verduras no almoço e no jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, bem comum na gestação. Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades Mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar a azia.


Fontes: Baby center e saude.fok.com.br

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Reeducação alimentar X Gestação

Segunda-feira (30/05) foi o dia do retorno na nutricionista. Quando entrei no consultório ela perguntou se eu havia me adaptado bem a reeducação alimentar e eu disse que sim, mas que tinha uma novidade pra ela e logo contei que estou grávida (ela já sabia que queria engravidar desde a primeira consulta). Ela me deu os parabéns e foi logo imprimindo algumas coisinhas sobre a importância do ácido fólico para a formação do tubo neural e também para a minha saúde, já que essa vitamina previne doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia. 
Ainda bem que eu já estava tomando o ácido fólico desde o ínicio do mês... e continuarei tomando até o 3º mês de gestação. Tava ansiosa pra saber se a Dra. mudaria meu plano alimentar...mas pra minha surpresa ela não mudou nadinha e ainda disse que tenho que manter esse peso até o 4º mês de gestação, pois ai sim estarei no meu peso ideal. Ela disse que meu objetivo agora não é emagrecer, e sim manter, mas se emagracer também não tem problemas.
Tava com dúvidas quanto a tomar ou não refrigerante, e ela me explicou que o refrigerante passa pelo intestino tirando todas as vitaminas ingeridas, e o que eu mais preciso agora é vitamina... então refrigerante nem pensar!
E então chegamos no momento de ir pra balança...e para minha surpresa que achei que não havia perdido uma grama se quer... lá se foram 6 kilos.... Que alegria... Por pouco eu conseguia atingir minha meta que era de 55 kg a 58 kg, e estou com 59 kg). 
Vou deixar aqui pra vocês as tabelinha que ela me passou:
- Primeiros três meses: de 1 a 2 kg
- Segundo e terceiro trimestre: aproximadamente 500g por semana.
- Gestação de mais de um bebê 5kg adicionais
A recomendação do ganho de peso está baseada em:
Bebê- 3,0 a 3,8
Placenta- 0,5 a 1,0
Liquido aminiótico- 1,0
útero da mãe- 1,0
Tecido das mamas- 0,5
Volume sanguineo- 1,4 a 2,3
Gordura- 1,8 a 3,6 ( a Dra. disse que podemos diminuir aqui)
Líquido extra- 1,8
Total: 11 a 15 kg

Cada dia gosto mais da minha nutricionista, ela fez uma tabela onde marcaremos toda consulta como foi o ganho de peso... e também disse que posso engordar de 7 a 11Kg.  E fica aqui para as gestantes e tentantes uma frase que ela me passou...
"Você terá que comer para dois" só é verdadeiro no sentido de que o que você come agora é duas vezes mais importante. E não comer duas vezes mais quantidade de alimentos"!